Bom, se você leu o post sobre Shakespeare, entendeu que o cara era um famoso dramaturgo, e Macbeth é uma de suas peças. Mas como nós haviamos dito, ler um texto de teatro não é uma simples tarefa, é bem difícil. Então para ajudar você, vamos falar um pouco do texto de teatro.
Não somos atores ou dramaturgos profissionais, mas temos alguns conhecimentos sobre texto teatral. Primeiramente é necessário que saiba o que é o teatro. Desde que o seres humanos pensaram eles atuaram. Atuar é algo da nossa natureza. Dizem que o teatro começou na Grécia Antiga, mas na verdade ele se concretizou nessa época. A palavra teatro tem origem filológica em theaomai, que significa contemplar, olhar com vontade sentimental, sendo esse olhar dos dois lados, do espectador e do ator. O espectador quando olha, deve olhar para o espetáculo com vontade, com paixão, mesmo não estando na peça deve atuar de alguma forma com ela. Esse olhar do espectador pode ser visto quando garotinhos saem de filmes de super heróis imitando-os, ou quando senhoritas se derramam em lágrimas nos filmes de romance dramáticos, ou até mesmo quando rapazes nerds saem de filmes biográficos almejando um futuro promissor como o da pessoa do filme. Já o ator deve olhar pro seu personagem e senti-lo por total, entrar no mais fundo de sua mente e seus sentimentos, deixar seu ego por um outro, atuar o mais forte que faça até os espectadores o reconhecerem como o personagem.
Teatro de Dionísio, deus grego relativo à Tragédia. |
A comédia, um gênero que explora situações complicadas das classes da sociedade que geram confusões mas com o final razoavelmente agradável, tem sua presença, mas não chama tanta atenção como a tragédia. Comediógrafos gregos foram Aristófanes e Menandro. Shakespeare resgatou também com muita eminência as comédias, entre as famosas temos Sonhos de Uma Noite de Verão.
O teatro era ligado fortemente com a música na Grécia Antiga, e mesmo com uma grande falta de documentos é possível saber que partes do teatro eram cantadas.
Gil Vicente, grande autor de autos. |
Porém é bom falar que a comédia e a tragédia só foram os gêneros iniciais, os capitais, depois deles raízes surgiram e novos gêneros foram formado
- A igreja com suas lições morais deram origem ao Auto;
- Os clássicos pegaram os ordinários personagens da comédia e colocaram os interesses da tragédia, com sempre um final inesperado, no Drama;
- Criticando a sociedade e suas corrupções vieram as Farsas;
- Juntando-se a música bem feita veio a Ópera;
- Uma grande mistura fez a Tragicomédia;
- Com os grandes Musicais a Broadway fez sucesso.
Agora falemos dos texto, o texto teatral, que vira fala, que vira sentimento. Muitos quando vão ler textos de teatro abrem o livro, leem de cabo a rabo como se fosse uma narrativa ou um simples diálogo, acabam e partem pra outra coisa... Bom, você pode até ser um grande intelectual, mas nós não aconselhamos, leitor, a fazer isso.
A minha sugestão que darei da leitura é, sim, bem subjetiva, mas suponho que ajudará muito. Primeiro um texto:
(Entram Paul McCartney e Barack Obama, um escritório bagunçado)
Obama: Paul, ainda não posso fazer isso.
Estou resolvendo problemas internacionais.
Não posso me importar com shows.
Paul: Shows beneficentes, Baobay!
Gente que precisa, não gente que tem.
Obama: Oh, desculpe Paul, ouvi errado.
Vou promover!
E então a leitura: conseguimos ver que na cena há dois personagens. Os dois parecem conversar e há um engano. Certo.
Muitos iriam ler isso e não iam entender nada. Não há indicações sentimentais, de figurino ou dinâmica. Só vemos o diálogo e uma indicação de entrada e ambiente. Ai você se desespera por que não sabe como está a entonação das vozes dos personagens e os gestos deles e...Calma! Vamos supor que você está com esse texto em mãos. Vá até um lugar em que haja uma cadeira e um espaço amplo. Sente-se na cadeira e pegue o escrito. O espaço amplo serve para caso haja a empolgação sua na hora da leitura. Primeiro leia tudo rápido sem ligar muito para o texto. Leu? Agora uma segunda leitura, com o dicionário de lado conferindo palavras que te deixam com dúvida. Pronto.
Se conseguiu perceber nessa primeira leitura, você absorveu pouca coisa, mas já sabe sobre o que os devidos personagens estão conversando. Agora, comecemos a leitura expressiva e ambientada:
(Entram Paul McCartney e Barack Obama, um escritório bagunçado)
Nessa primeira indicação já temos uma série de coisas, começando com a entrada de duas personagens, A primeira indicada é Paul McCartney, um rock star mundialmente conhecido, fez participação na banda Beatles e agora roda o mundo sozinho em grandes shows, mas nada sabemos sobre o seu estado até agora. O segundo indicado é Barack Obama, presidente dos EUA e um dos homens mais importantes do mundo. Coisas relacionadas a ele são, em sua maioria, de alta seriedade. Porém não sabemos, também, como está o seu estado.
Levando em conta as devidas ocupações das personagens, podemos imaginar as suas roupas, dando começo a visualização da ambientação: Paul, por ser um astro do rock, é suposto mais um estilo de jaquetas e calças jeans, roupas escuras ou bem coloridas relembrando a época psicodélica, roupas que mostram o seu estilo e sua essência de astro do rock, porém, nem todo pensamento é contínuo, sendo que Paul possa estar usando algo totalmente diferente do que vem à nossa cabeça. Como não há indicações anteriores do texto acima, devemos considerar sua roupa convencional. Já Obama, por seu alto cargo de consideração mais importante, podemos pensar mais em ternos e blazers, roupas mais formais.
A segunda observação da ambientação é o próprio ambiente: o escritório bagunçado. Não se sabe o que significa a bagunça, pode ser tanto uma personagem ou alguém externo à cena ou uma das duas personagens que estão na cena. Até então não podemos afirmar nada. Continuando:
A segunda observação da ambientação é o próprio ambiente: o escritório bagunçado. Não se sabe o que significa a bagunça, pode ser tanto uma personagem ou alguém externo à cena ou uma das duas personagens que estão na cena. Até então não podemos afirmar nada. Continuando:
Obama: Paul, ainda não posso fazer isso.
Estou resolvendo problemas internacionais.
Não posso me importar com shows.
Paul: Shows beneficentes, Baobay!
Gente que precisa, não gente que tem.
Obama: Oh, desculpe Paul, ouvi errado.
Vou promover!
Este diálogo agora nos deixa inferir uma série de coisas. A conversa mostra que Obama está tão preocupado com assuntos de importância para ele que acaba não dando atenção para a ideia promissora de Paul. Através disso conseguimos perceber que o escritório desarrumado possa ser de Obama que trabalhava incessantemente.
Estou resolvendo problemas internacionais.
Não posso me importar com shows.
Paul: Shows beneficentes, Baobay!
Gente que precisa, não gente que tem.
Obama: Oh, desculpe Paul, ouvi errado.
Vou promover!
Este diálogo agora nos deixa inferir uma série de coisas. A conversa mostra que Obama está tão preocupado com assuntos de importância para ele que acaba não dando atenção para a ideia promissora de Paul. Através disso conseguimos perceber que o escritório desarrumado possa ser de Obama que trabalhava incessantemente.
A entonação das palavras ditas pelas personagens podem ter também várias possibilidades de serem feitas. Como o escritório está bagunçado, é perceptível que trabalho em horas anteriores fora feito, e levando em conta, também, que o escritório do presidente não passaria a noite desarrumado, a possibilidade de que as vozes das personagens estejam sonolentas é baixa. Nós possuímos uma visão, caso o leitor possua a sua, não é problema algum, mas o que deve sempre fazer é aplicar essa visão na história para ver se flui. Nós vimos que Obama está preocupado, tão preocupado que não consegue ouvir direito o que Paul disse, através disso concluímos que Obama possa estar com uma voz mais cansada, ofegante e ansiosa. Na próxima fala de Paul, podemos ver que ele pode ter se irritado por Obama não tê-lo entendido direito, possuindo então uma voz mais alta, quase gritada, nervosa e impaciente. Por fim podemos entender que Obama tem pelo menos uma hesitação e um processamento de ideias não absorvidas na sua última fala, parando sua afobação de movimentos e se desculpando e concordando e prometendo prosseguir com ideia em uma feliz e cordial. Além dessas possíveis análises, há uma indicação na fala de Paul, um apelido para Obama, que mostra certa proximidade entre as personagens, fazendo com que a fala de Paul, portanto, seja mais fluente e sem prováveis receios.
Juntando todos os elementos analisados de forma cronológica lírica: "Obama entra ao lado de Paul, seu amigo, em seu escritório desarrumado pelo longo e desgastante trabalho. Obama entra já preocupado, pensando em seus negócios, o que acaba fazendo com que ele não ouça as falas de Paul, que se irrita e esbraveja com falas moralizadoras. Obama ao entender sua ideia, por fim, hesita e se desculpa, prometendo executá-la.".
Agora pegue toda essa compilação de ideias e coloque no texto, e não tenha medo de entonar a voz, da mente ou do corpo, levante e atue, com vontade, interpretando cada detalhe ao seu gosto, pois é assim que se lê um texto de teatro, com vontade de dar-lhe vida.
Teatro é a imitação da vida humana (e as vezes até mais), e viver, leitor, você sabe!
Mais sobre o teatro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
Mais sobre a Tragédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia
Mais sobre gêneros teatrais: https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_teatral
Juntando todos os elementos analisados de forma cronológica lírica: "Obama entra ao lado de Paul, seu amigo, em seu escritório desarrumado pelo longo e desgastante trabalho. Obama entra já preocupado, pensando em seus negócios, o que acaba fazendo com que ele não ouça as falas de Paul, que se irrita e esbraveja com falas moralizadoras. Obama ao entender sua ideia, por fim, hesita e se desculpa, prometendo executá-la.".
Agora pegue toda essa compilação de ideias e coloque no texto, e não tenha medo de entonar a voz, da mente ou do corpo, levante e atue, com vontade, interpretando cada detalhe ao seu gosto, pois é assim que se lê um texto de teatro, com vontade de dar-lhe vida.
Teatro é a imitação da vida humana (e as vezes até mais), e viver, leitor, você sabe!
Mais sobre o teatro: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
Mais sobre a Tragédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trag%C3%A9dia
Mais sobre gêneros teatrais: https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_teatral
Versão em português de Macbeth (Brasil): http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/macbethr.pdf
Versão em inglês de Macbeth: http://shakespeare.mit.edu/macbeth/full.html
Links das Imagens: http://www.cliografia.com/wp-content/uploads/2014/01/Teatro-de-Dion%C3%ADsio-em-reconstitui%C3%A7%C3%A3o-do-s%C3%A9culo-XIX..jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/35/Gil_Vicente.jpg/220px-Gil_Vicente.jpg
Respeitenciosamente,
Sir e Lady Travatztan
Nenhum comentário:
Postar um comentário